quarta-feira, 15 de abril de 2009

"Era Uma vez..." A História do Capacete do Cadu

Olá Amigos Filhos da Pista

Estou inaugurando a "coluna" "Era Uma Vez..." no nosso blog contando a história de como surgiu a pintura do meu capacete. Aquele tipo de registro, marca ou ícone que identifica o piloto que está na pista. Quem não conhece o capacete do Senna, do Piquet, do Ingo Hofman, do Barrichello, do Speed Racer ou do David Culthard, que é igual ao do velho Corredor X do desenho animado.
Quem gosta de carros, especialmente os de corrida, também é fascinado por esses ícones que ficam à mostra nos caros de corrida. Isso sem falar na indústria da propaganda que, há muito tempo, já sabe que essa (os capacetes) é uma mídia fortíssima para vender suas marcas e seus produtos.
Uma das coisas que mais me irrita ao assistir uma corrida de Fórmula 1 quando narrada pelo Cleber Machado da TV Globo é sua total ignorância nesse quesito (identificar os pilotos pelos seus capacetes). Eu acho isso um absurdo... ele já errou até com o capacete do Senna...

Quando resolvi andar de kart há uns 7 anos, mais ou menos, incentivado pelo meu amigo Márcio Rodrigues (grande piloto), ainda lá no Tijuca Kart Indoor, que hoje não existe mais, decidi que na primeira oportunidade de "grana" compraria o meu capacete e registraria a minha "marca" nele.

Eu, para quem não sabe, já fui piloto privado de avião e no meu tempo de aviação eu era (ainda sou) um grande admirador da Esquadrilha da Fumaça (os caras são os melhores do mundo no que eles fazem). Quando comprei meu capacete resolvi gravar nele um pouco de um sonho que não consegui realizar. Mas sem trauma.
Entrei em contato com o comando da Esquadrilha, via seu site, contei minha história, disse minhas intenções e tive a grata surpresa de um dos pilotos ter me mandado, via e-mail o seu capacete (fotos de 01 a 04) de vários ângulos para que eu pudesse ter a noção exata do desenho deles.
Usando o computador fiz uma série de sobreposições de imagens (fotos de 05 a 07) para definir o novo traçado das linhas. Afinal o capacete deles é de aviação, com espaço para máscaras de oxigênio e especificidades de quem voa. Nas fotos de 08 a 12 eu mostro o meu capacete, já sem nenhum adesivo original, ainda na primeira lixada. Isso deu um trabalhão danado, eu nunca tinha feito esse tipo de pintura.
Antes de pintura eu precisava criar um desenho para a base do capacete, já que o meu era fechado. Depois de definir as linhas, parti para a pintura (fotos de 13 a 16). Durante o processo é óbvio que eu cometi alguns equívocos... resultado... tive que pintar quase tudo de novo. Na segunda pintura mudei o amarelo para o dourado e optei por cores metálicas, para não ficar exatamente igual ao da Esquadrilha da Fumaça.
O resultado final vocês podem conferir nas fotos de 17 a 22.
A pequena foto 23 foi tirada do alto da torre do Kartódromo Internacional de Guapimirim. Sou eu no meu 125CC no meio do retão...



Hoje meu capacete faz parte da identidade dos Filhos da Pista. O melhor grupo de kart que eu poderia participar.
Espero que tenham curtido essa história. Agora são vocês que vão contar as suas. Se quiserem a minha ajuda para alguma ilustração, é só pedir. Acho que o Segadas também pode ajudar... afinal ele é o designer..

Um grande abraço para todos,

Cadu Dias Lopes (Cadu Filho)

3 comentários:

  1. Pô, faz um tempo que não entro aqui e já tem um monte de posts!!!
    Legal a sua estória! Mas, errar o capacete do Senna? Alguém teve essa capacidade?!? E sobre o seu capacete, VOCÊ mesmo pintou? Parabéns!
    intés

    ResponderExcluir
  2. Grande Moriya...
    Eu mesmo que pintei...
    Quanto ao capacete do Senna... foi o Cleber Machado, da TV Globo, que cometeu esse erro.
    Impressionante... o cara é muito fraco...
    Conte uma história sua aqui também...
    Um grande abraço,

    Cadu

    ResponderExcluir
  3. Bela história Cadu, com já tinha te falado antes como sou da ala pobre dos FDPs o meu capacete foi comprado no camelô por 10 real, coloquei Lino Filho com aquele decalque que por sinal está saindo rsrs.
    Aproveito a ocasião pra lançar a campanha "ajude o Lino Filho a comprar um capacete novo rsrs", de antemão agradeço a todos os nobres colegas FDPs pelo espírito solidário rsrs.

    ResponderExcluir