quinta-feira, 30 de abril de 2009

Tony Kanaan ainda era um jovem kartista quando venceu Ayrton Senna na inauguração do kartódromo na fazenda do tricampeão, em Tatuí, São Paulo

Por: Rafael Lopes, Leonardo Murgel e Alexander Grünwald (Globoesporte.Com)
Foto no link: http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/0,,MUL1104043-17078,00.html

Nas férias entre as temporadas de 1991 e 1992, Ayrton Senna realizou um sonho de criança: ter seu próprio kartódromo. A pista, totalmente projetada pelo recém-tricampeão, foi construída na fazenda da família em Tatuí, cidade no interior de São Paulo.

Para a inauguração, Senna não convidou campeões da Fórmula 1 ou pilotos da principal categoria do automobilismo. Todos eles eram jovens kartistas, que ainda estavam no início de suas carreiras. Entre eles um baiano gente boa, radicado em São Paulo, e com um nariz avantajado: Tony Kanaan.

- Lembro muito desse dia... Tinha feito a pole position. Minutos antes de largada, no entanto, ele inventou de inverter o grid. Por isso, larguei em último. Até então, ninguém sabia que ele ia correr. Ele deu uma volta de apresentação com um Kadett branco conversível, pegou o kart e grudou atrás do meu na largada. Assim, fui passando um por um, com ele colado em mim. Fizemos a "rapa" naquela prova e consegui ganhar a corrida, na frente dele - contou.

- Com certeza, foi um momento mágico na minha carreira, que estava só iniciando. Até hoje eu tenho esse troféu na minha sala. Está ao lado da taça de campeão da Fórmula Indy de 2004. Ele sempre fez falta nas pistas, mas está sempre presente em nossa lembrança - lembrou Kanaan.

quarta-feira, 29 de abril de 2009

15 Anos Sem Senna - fonte Globoesporte.Com





Olá Amigos FDP

No próximo dia primeiro de maio completam 15 anos da morte do gênio Ayrton Senna.
Parece que foi ontem... que eu estava assistindo, pela TV, o GP do autódromo de Ímola na Itália. Senna estava em primeiro, na frente do Shumacher, quando de repente seu carro passar reto na curva Tamburello (que hoje não existe mais)... Acho que foi o domingo mais triste que tive a oportunidade de experimentar. Horas depois veio a confirmação da morte do nosso maior ídolo.

Durante muitos meses aquilo tudo ainda não fazia nenhum sentido para mim e nem para milhões de brasileiros. Um herói não pode morrer... isso é contra a lógica... O herói não morreu. Ele continua vivo em nossas lembranças e em tudo de bom que ele proporcionou aos brasileiros, especialmente os que tiveram a honra de vê-lo correr. Um dia eu escutei um daqueles ditados populares que dizia o seguinte: "Deus quando quis pintar se vestiu de Michelangelo, de Da Vinci, de Picasso... Deus quando quis correr de carro se vestiu de Senna..."

Reforçando a iniciativa do Globoesporte.Com eu vou replicar aqui no nosso blog alguns conteúdos, com seus devidos créditos é claro, sobre o nosso gênio Ayrton Senna.

Espero que gostem dos textos. Um grande abraço para todos.

Por: Rafael Lopes, Leonardo Murgel e Alexander Grünwald (Globoesporte.Com) Imagens (Globo esporte.com)

Mesmo inexperiente e na fraca Toleman, o brasileiro provou que a chuva era sua
especialidade nas estreitas ruas do Principado.


O atraso de 45 minutos para a largada já dava a dimensão da encrenca. A chuva, que não parava de cair, era o temor de grande parte dos pilotos pouco antes do GP de Mônaco de 1984. Nas ruas estreitas do Principado, onde o menor erro pode se transformar automaticamente em abandono, andar no molhado significa encrenca na certa. Mas, naquele dia, a situação parecia não incomodar o piloto que partia do 13º lugar. Ayrton Senna, fazendo sua quinta corrida na Fórmula 1, era apenas um coadjuvante na briga pelo título, restrita à dupla da McLarenAlain Prost e Niki Lauda. O francês saía na pole position, ao lado do britânico Nigel Mansell. Um acidente logo após a largada eliminou três pilotos, e Senna passou em décimo na primeira volta. A chuva não cessava, e o brasileiro começou então a forçar o ritmo. Fez ultrapassagens sobre Jacques Laffite e Manfred Winkelhock e, seis voltas depois, já era o sétimo colocado. Enquanto Mansell superava Prost, Senna continuava abrindo caminho. Virando de três a cinco segundos mais rápido que os adversários, deixou para trás Keke Rosberg e René Arnoux. Quando Mansell bateu, abandonando, Ayrton já estava colado na McLaren de Lauda. Levou três voltas para ultrapassá-lo em frente aos boxes, assumindo a segunda posição. Pouco depois, marcaria a melhor volta da prova, ao passo que se aproximava decididamente de Prost. Na 31ª passagem, quando o francês estava prestes a ser ultrapassado, o diretor de prova encerrou a corrida. Certo de que venceria, Senna foi ao pódio emburrado. Ao lado dele, Prost celebrava a vitória, mesmo com os pontos pela metade. No fim do ano, entretanto, eles fariam falta ao francês: ele perdeu o título para Lauda por apenas meio ponto. Se tivesse ficado em segundo, mas com a pontuação integral, o caneco seria dele.
http://globoesporte.globo.com/Esportes/Noticias/0,,MUL1101623-17078,00-CORRIDAS+INESQUECIVEIS+DE+AYRTON+SENNA+GP+DE+MONACO+DE.html

"Se Meu KA falasse..."

Fala Galera FDP...

Olha aí o sonho de consumo do nosso presidente...
Esse é o "Se Meu KA Falasse...".
No próximo domingo vai ter visitação pública ao mais novo "astro de Hollywood"...
Reparem no detalhe do patrocinador (Point Kart Indoor).
Essa é uma homenagem carinhosa ao novo "brinquedo" do nosso presidente Fred Filho.
Mas se alguém quiser inventar uma boa história para esse mais novo personagen FDP... fiquem a vontade.
Um grande abraço para todos e até domingo que vem...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Corrida de Ontem (dia 26/04/2009)

Ola´Amigos Filhos da Pista
Estamos sentindo falta da presença, um pouco mais significativa, do nosso grupo. Afinal, o que motivou a criação dos FDP foi exatamente a constância na presença de todos.
Ontem tivemos o retorno do (Jedi) Lino, que estava meio sumido...
Sentimos a falta do João e do Montezuma, que tem corrido sempre. Outras faltas sentidas são do Segadas e do Gilbert. Segundo o nosso presidente o Gilbert está licenciado... até quando???
No final os que tem tido presença certa são: Fred, Mário e Cadu.

Bom vamos ao resultado de ontem:

01- kart 15 - Fred Filho (23.670)
02- kart 12 - Marcus Lima (23.420)
03- kart 04 - Lino Filho (23.690)
04- kart 06 - Erich Moreira (24.140)
05- kart 11 - Cadu Filho (23.800)
06- kart 09 - Rafael Bezerra (24.140)
07- kart 08 - Mario Filho (23.790)
08- kart 10 - Leonardo Mathias (23.980)

Melhor volta Marcus Lima (23.420) na volta 29

Cadu, que não estava muito bem fisicamente, teve a ajuda do FDP Mário, que ficou próximo do kart 11 para auxiliar o Cadu no traçado novo. Valeu Mário.
Mas no final da corrida, já se sentindo um pouco melhor, Cadu e Erich protagonizaram um pega muito maneiro. Na última volta, na curva IK, na última tentativa de ultrapassagem, Cadu forçou um pouco mais e acabou ficando no pneu. O Erich saiu do "enrosco" sem problemas e completou a prova em 4º lugar.
No final foi um fim de domingo muito maneiro.
Depois ainda fomos conhecer o brinquedo que veio no "Kinder Ovo" do Fred Filho... o seu Ford KA vermelho "desenho animado". Parabéns Fred pelo "brinquedo".
Bom pessoal... acho que é isso.
Domingo que vem tem mais. Um grande abraço para todos...